sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Quem me conhece sabe que filmes não são exatamente o meu forte, mas achei legal falar sobre esse filme em especial. Ha alguns dias estava lendo o jornal e vi que o filme Ensaio sobre a cegueira, baseado no livro do José Saramago que leva o mesmo nome, já está sendo exibido na região sul, contrariando o que eu esperava. Quando estive em Minas no final do mes passado o filme estava sendo exibido por lá e levei tres dias pra poder vê-lo, nos dois primeiros dias as sessões estavam lotadas e no terceiro dia compramos entradas para a ultima sessão e mesmo assim quando fomos assistir estava lotado.
De qualquer maneira conseguimos assistir ao filme confortavelmente acomodadas (Rita e eu que fomos juntas pra lá) nas poltronas do cinema do Center Shopping em Uberlândia, um cinema excelente por sinal e de onde saímos já passavam das 23:30.
Sobre o filme em si, apesar de ter me levado às lágrimas, eu esperava mais dele. Quando eu li o livro pensei que aquilo seria um belo enredo para um filme, mas não havia pensado em algo tão fidedigno, acho que quando uma obra é baseada em outra ela tem todo o direito de explorar as potencialidades que lhe competem, e em se tratando de cinema são muitos os aspectos a serem explorados a partir de um bom enredo, sem falar que Ensaio sobre a cegueira é uma das melhores obras literárias que eu já li senão a melhor, então acho que eu esperava muito do filme em função de toda a mobilização que o livro me causou há alguns anos atrás. De qualquer maneira fica a indicação aos interessados... leiam o livro e se puderem vejam o filme (nessa ordem). : )

4 comentários:

KANAAN disse...

Nao vi e nao li....e quer saber, quero ver e quero ler....

Anônimo disse...

Oi Jaci querida!! Tu tb por aqui é!
Bom não vi o filme e confesso que fiquei com inveja que tu viste lá em Uberlândia, aí eu poderia estar lá hehe! (o meu blog é anônimo hein, só alguns sabem, então és uma hehe).
Bom o livro é realmente bom e os viciados em cinema que me desculpem mas a as telas nunca superam a obra haha.
Ontem vi Matrix hahaha, lembrei de ti! bjão e tô com saudade!

Anônimo disse...

Ai guria tu fez eu me emocionar ;-)
Tô sem criatividade rsrsrs, sendo assim só consigo escrever que momentos felizes viram!!! Tb com duas palhaças juntas iauhsiaushaish.
Te amo!
bjão

Andréia Pires disse...

ah... ando querendo ver esse filme, mas fico com a mesma sensação que tu tinhas: o livro foi uma experiência incrível, realmente dos melhores que já li, e então vou pro filme com alta expectativa...

eu acho que tu sabes fazer blog, sim. :)